Categories
MBA for Kids

INTRODUÇÃO

Olá, chamo-me Carlos e vou acompanhar-te neste livro.

Quem sou eu? Bem, sou um homem já um bocadinho velho, tenho 44 anos, sou casado e tenho um filho com 10 anos, que se chama Roberto.

Desde que sou pai, que fiquei preocupado com a forma de apresentar o mundo ao meu filho Roberto. Concerteza que já ouviste os teus pais ou na televisão, falarem das dificuldades do nosso pais ou do desemprego ou como as coisas estão caras, ou o problema do emprego dos professores.

Pois é, como explicar ao Roberto como funciona o mundo? Como evitar os perigos, como evitar cometer erros, como ensina-lo a ser feliz?

Todos os pais têm as mesmas dúvidas, até os teus pais, já pensaram nisto.

Estes, são os principais problemas dos adultos. Como educar os filhos? Como os ajudar?

Muitos dos pais, como não sabem, deixam esses problemas para as escolas dos filhos. “A escola que os ensine!”, “Andas na escola é para aprender!”, “Não te ensinam isso na escola?”

Não. Para mim a escola é um local onde me ajudam a ensinar o meu filho. Na escola também não sabem tudo. Eu próprio não sei tudo. Eu preciso que o meu filho aprenda na escola o que eu não posso ou não sei ensinar, e a escola precisa de mim para ensinar o meu filho o que não podem ensinar na escola.

E é ai que eu fico preocupado. Será que o que ensinam na escola é o correto? Será que é o que eu quero que o meu filho aprenda?

Se o mundo fosse perfeito, eu não tinha que me preocupar, certo?

Mas, o mundo não é perfeito. O mundo está cheio de erros. Já ouviste falar sobre crianças que não podem ir á escola? Já ouviste falar sobre crianças que têm fome? Já ouviste falar sobre a guerra?

Pois é! O mundo não é mesmo perfeito, mas nós podemos ajudar. Começando pelo início, começando pelas crianças como tu, que ainda não têm problemas, que ainda não fazem erros, que querem aprender como o mundo funciona e como podem mudar o mundo para funcionar melhor. Certo?

Uma das primeiras mentiras que se aprende é de que é tudo muito difícil. É difícil mudar de ideias. É difícil estudar. É difícil fazer os trabalhos de casa. Tudo é muito difícil, tudo.

Mas, não é assim. Só é difícil quando não sabemos como fazer. Certo?

Até saberes como funcionam os poderes de cada Pokemon, é difícil jogares com as várias combinações. Certo? Mas, depois de os conheceres, tudo fica mais fácil e divertido. Certo?

Outra mentira que se descobriu recentemente foi que, “se estudares muito e tiveres uma profissão, vais encontrar trabalho e ser feliz”. Já não funciona assim.

Na escola e na vida real é a mesma coisa. Depois de sabermos como estudar, como falar, como escrever. Tudo fica mais fácil e divertido. Lembras-te quando começas-te a aprender a ler e escrever? Parecia tudo muito difícil, certo? E agora estás a ler este livro, lês as legendas dos filmes, lês as instruções dos jogos novos. Depois de saberes, tudo fica mais fácil. Certo?

Então, resolvi escrever este livro para o meu filho Roberto. Queria que ele aprende-se como funciona o mundo. Mas, queria que aprende-se como o mundo realmente funciona. Sem histórias de encantar, sem perder tempo. Porque o tempo é sempre o mesmo, só temos 24horas por dia. Temos que as aproveitar bem.