Categories
MBA for Kids

Porquê ter um negócio?

Cada ser vivo tem necessidades que procura saciar.

Desde o passarinho que acabou de nascer e tem fome, não se cala até que alguém lhe dê comida. Está a negociar o sossego dos pais por comida.

Até ao ser humano que se tornou dependente do que os outros seres humanos têm para vender.

Muito poucos produzem a sua comida, na totalidade. Muito menos a sua roupa e as necessidades energéticas.

Isto, faz com que em certa forma todos os seres vivos têm um negócio. Com mais ou menos sucesso, mas todos temos algo para trocar e todos queremos algo de alguém.

No mundo do trabalho existem dois tipos de pessoas, as que trabalham para alguém e as que têm alguém a trabalhar por elas. Em termos simples, empregados e patrões.

Durante a existência do ser humano, o número de horas que se trabalha tem mudado, mas o que não mudou e parece que não mudará tão cedo é o número de horas de um dia. Um dia só tem 24horas.

O número de horas de trabalho varia conforme as profissões e as ideologias politicas em vigor no local onde trabalhamos. Ou seja, um trabalhador rural costuma trabalhar mais horas do que um empregado de mesa. E o que à oitenta anos atráz era normal um dia de trabalho de 10 a 12horas, hoje trabalhamos oito horas diárias, e até isso está para mudar em breve.

Assim vês mais hora, menos hora, tens um limite de tempo diário em que podes trabalhar.

E se tiveres alguém que trabalhe por ti? E se tiveres muitos a trabalharem por ti?

Consegues ganhar muito mais dinheiro, certo?

E se tiveres pessoas a trabalharem para ti, que façam coisas que tu mesmo não sabes fazer? Podes vender muito mais produtos, certo?

Isto é ter um negócio e ser patrão. Ter pessoas que te ajudam a ganhar mais dinheiro, do que aquele que consegues ganhar sózinho.

Essa é a razão de ter um negócio, ganhar mais dinheiro, para podermos comprar mais coisas. Certo?

Bem… quase.

Durante o livro, vais ver que podes fazer muito mais do que isso. Mas, deve-se tudo a poderes ganhar mais dinheiro, no mesmo intervalo de tempo.

Também vais aprender a ganhar mais dinheiro, com o tempo que tens disponível num dia de trabalho.